Tecnologias

Adobe Flash

Design

Adobe Flash

Adobe Flash

O Adobe Flash é uma plataforma de software multimídia usada para produção de animações, aplicativos avançados de Internet, aplicativos de desktop, aplicativos móveis, jogos para dispositivos móveis e players de vídeo de navegador da Web incorporados. O Flash exibe texto, gráficos vetoriais e gráficos raster para fornecer animações, jogos de vídeo e aplicativos. Permite streaming de áudio e vídeo e pode capturar entradas de mouse, teclado, microfone e câmera. Plataforma de desenvolvimento relacionada O Adobe AIR continua sendo suportado.

Os artistas podem produzir gráficos e animações em Flash usando o Adobe Animate. Os desenvolvedores de software podem produzir aplicativos e jogos de vídeo usando o Adobe Flash Builder, o FlashDevelop, o Flash Catalyst ou qualquer editor de texto quando usados com o Apache Flex SDK.

Os usuários finais podem visualizar conteúdo em Flash por meio do Flash Player (para navegadores da Web), do AIR (para aplicativos de desktop ou móveis) ou de terceiros, como o Scaleform (para videogames). O Adobe Flash Player (com suporte no Microsoft Windows, macOS e Linux) permite que os usuários finais visualizem o conteúdo em Flash usando navegadores da web. O Adobe Flash Lite permitiu a visualização de conteúdo em Flash em smartphones mais antigos, mas foi descontinuado e substituído pelo Adobe AIR.

A linguagem de programação ActionScript permite o desenvolvimento de animações interativas, videogames, aplicativos da Web, aplicativos de desktop e aplicativos móveis. Os programadores podem implementar o software Flash usando um IDE como o Adobe Animate, o Adobe Flash Builder, o Adobe Director, o FlashDevelop e o Powerflasher FDT. O Adobe AIR permite que aplicativos desktop e móveis com todos os recursos sejam desenvolvidos com o Flash e publicados para Windows, macOS, Android, iOS, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Wii U e Switch.

Embora o Flash tenha sido anteriormente uma plataforma dominante para conteúdo multimídia on-line, ele está sendo lentamente abandonado, já que a Adobe favorece a transição para o HTML5. O Flash Player foi preterido e tem um final de vida oficial no final de 2020. [1] No entanto, a Adobe continuará a desenvolver o Adobe AIR, uma tecnologia relacionada para a criação de aplicativos e jogos autônomos.