Tecnologias
Adobe Lightroom
Design
Adobe Lightroom
Antes do Adobe Lightroom, a manipulação fotográfica era muito limitada. Os fotógrafos tinham apenas um punhado de possibilidades para manipular uma imagem durante a impressão. O uso de cortes, filtros multi-grade e algumas outras técnicas estavam disponíveis. Desviar e queimar eram as únicas coisas que poderiam ser feitas depois que o negativo fosse processado.
O mundo digital precisava de mais controle sobre as imagens. O gerenciamento de cores mais exacto e a forte dominância da iluminação tornaram-se importantes. Esta necessidade deu origem ao pacote de software de manipulação fotográfica.
Tirar fotos impressionantes é um aspecto de ser fotógrafo. Você também tem controle sobre o que acontece com as imagens e para o que será usado. O pós-processamento pode, às vezes, ser mais importante do que tirar a foto original, dependendo de como essa imagem será usada.
Escolher o software certo pode ser problemático, pois há tantas opções para escolher. O pacote de software mais popular é o Adobe Photoshop Lightroom. É quase o padrão da indústria para fotógrafos. É também um dos mais fáceis de aprender e navegar, tornando-o acessível a todos.
O que é o Adobe Lightroom?
O Lightroom é um conversor RAW. Quando você adiciona imagens, ele gerencia o tipo de arquivo silenciosamente, em segundo plano. Quando você usa outro software, pode ser necessário usar outro programa para editar e converter. Se você quiser mais informações sobre os tipos de arquivo raw e JPEG, consulte este artigo.
A Adobe criou um dos programas de pós-processamento mais populares para fotógrafos. É aqui que a maioria dos fotógrafos começa sua jornada de trabalho em suas imagens. Com este programa, você pode fazer qualquer coisa, pois é versátil e simples de usar.
Você pode trabalhar em projetos do começo ao fim. O Lightroom possui uma interface prática que permite organizar, processar suas imagens, imprimi-las e até mesmo compartilhar. Tudo de um só lugar. Na última versão, você pode até criar livros a partir de suas fotografias. Você também pode usar um mapa virtual para geotagging de imagens.
Este programa se concentra na velocidade ao trabalhar com centenas, se não com milhares de imagens. O programa funciona como uma biblioteca, com pastas de fácil acesso que você pode organizar como quiser. Cliques simples permitem que você processe uma imagem e depois copie e cole essas configurações em várias imagens.
A melhor característica é que todos os ajustes durante a edição são não-destrutivos. Isso permite que todas as configurações e ajustes sejam redefinidos, levando você de volta à imagem original sempre que quiser.
Todos esses recursos tornam o Lightroom o pacote de software mais popular para fotógrafos.
Para quem é o Lightroom?
O Lightroom é uma ferramenta profissional para fotógrafos. A maioria dos ajustes que você gostaria de aplicar a uma imagem estão todos aqui, em um pacote fácil de usar e sem nenhum truque. Também serviria para pessoas que tiram muitas fotos, sejam fotos de seus animais de estimação ou um projeto de documentário de rua.
Os fotógrafos aspirantes receberiam muito deste software devido ao controle que ele oferece. Há uma curva de aprendizado no início, mas isso é rápido e vale a paciência. O Lightroom suporta imagens em todos os tipos de formatos: TIFF, DNG e JPEG, mas também CR2 e NEF, que são tipos de arquivo RAW da Canon e da Nikon.
Aqueles que mais ganham são os fotógrafos que capturam e precisam processar várias imagens raw ou JPEG rapidamente. Veja um ótimo artigo sobre como usar o módulo de desenvolvimento do Adobe Lightroom.
Comparando com o Photoshop
A Adobe é ótima para criar pacotes de software para ajudar o fluxo de trabalho daqueles em campos de criação. Existem dois outros programas que a Adobe criou para fotógrafos, Photoshop e Photoshop Elements. O Lightroom difere um pouco de seus irmãos, mas o objetivo básico é o mesmo. Processar fotografias para produzir resultados impressionantes.
Todos os três são semelhantes em muitos aspectos. O Photoshop pode gerenciar arquivos RAW, mas por meio de um conversor chamado Camera Raw. Permite apenas processar uma imagem RAW de cada vez através deste passo inicial.
Todos os três são muito flexíveis no que eles podem oferecer ao fotógrafo na edição de fotos. No entanto, o Photoshop pode se tornar muito confuso devido a ter muitos recursos e ferramentas. A curva de aprendizado deste programa é muito íngreme. Isso ocorre porque o Photoshop não está apenas disponível para fotografia, mas para todos os tipos de edição gráfica.
Além disso, o Photoshop não tem todos os tipos de organização e só permite trabalhar em uma imagem de cada vez. Ele edita essas imagens de maneira destrutiva e se torna lento devido à enorme quantidade de poder de processamento.
Alternativas
O candidato mais forte contra o Lightroom seria o Capture One by Phase One. Eles também têm um pacote de software que permite organização e manipulação fotográfica. Mas eles se concentram em um sistema de gerenciamento de cores melhor que o da Adobe. Quando se trata de preço, no entanto, eles ficam aquém, custando o dobro do Lightroom por mês.
Conclusão
O Lightroom é o principal programa de processamento de fotografia e é fácil entender por que essa é a opção mais popular. É muito acessível, já que você pode organizar tudo dentro do próprio programa.
Todas as ferramentas de edição são bem apresentadas e fáceis de usar. Se você não puder fazer tudo o que quiser com o Lightroom, ainda poderá exportar suas fotos para o Photoshop com facilidade e continuar por lá. Juntos, eles são uma força formidável, mas mesmo sozinhos, o Lightroom é mais do que suficiente para muitos fotógrafos.