Tecnologias

Conheça as principais tecnologias disponíveis para desenvolvimento.

Linguagens

Bash (Shell)

Bash é um shell Unix e linguagem de comando escrita por Brian Fox para o Projeto GNU como um substituto de software livre para o shell Bourne. Lançado pela primeira vez em 1989, ele foi amplamente distribuído como o shell de login padrão para a maioria das distribuições Linux e o macOS da Apple (antigo OS X). Uma versão também está disponível para o Windows 10. Também é o shell do usuário padrão no Solaris 11.

O Bash é um processador de comandos que normalmente é executado em uma janela de texto em que o usuário digita comandos que causam ações. O Bash também pode ler e executar comandos de um arquivo, chamado de shell script. Como todos os shells Unix, ele suporta globbing de nomes de arquivos (correspondência de curinga), canalização, aqui documentos, substituição de comandos, variáveis e estruturas de controle para testes de condição e iteração. As palavras-chave, sintaxe e outras características básicas da linguagem são todas copiadas de sh. Outros recursos, por exemplo, histórico, são copiados de csh e ksh. O Bash é um shell compatível com POSIX, mas com várias extensões.

O nome do shell é um acrônimo para shell Bourne-again, um trocadilho com o nome do shell Bourne que ele substitui e sobre o termo comum born again.

Uma brecha no Bash datada da versão 1.03 (agosto de 1989), apelidada de Shellshock, foi descoberta no início de setembro de 2014 e rapidamente levou a uma série de ataques pela Internet. Patches para corrigir os bugs foram disponibilizados logo após a identificação dos bugs, mas nem todos os computadores foram atualizados.