Tecnologias

SMTP

Outras

SMTP

SMTP

SMS significa serviço de mensagens curtas. Simplificando, é um método de comunicação que envia texto entre celulares, ou de um PC ou handheld para um celular. A parte curta refere-se ao tamanho máximo das mensagens de texto: 160 caracteres (letras, números ou símbolos no alfabeto latino). Para outros alfabetos, como o chinês, o tamanho máximo do SMS é de 70 caracteres.

Mas como as mensagens SMS chegam ao seu telefone? Se você leu Como funcionam os telefones celulares, pode ver o que está acontecendo.

Mesmo que você não esteja falando no celular, seu telefone está constantemente enviando e recebendo informações. Está falando com sua torre de celular por um caminho chamado canal de controle. O motivo dessa conversa é que o sistema de telefone celular sabe em qual célula seu telefone está e para que seu telefone possa mudar de lugar enquanto você se movimenta. De vez em quando, seu telefone e a torre trocam um pacote de dados que permite que os dois saibam que tudo está OK.

Seu telefone também usa o canal de controle para a configuração da chamada. Quando alguém tenta ligar para você, a torre envia ao seu telefone uma mensagem pelo canal de controle, informando ao telefone para tocar seu toque. A torre também dá ao seu telefone um par de freqüências de canal de voz para usar na chamada.

O canal de controle também fornece o caminho para mensagens SMS. Quando um amigo lhe envia uma mensagem SMS, a mensagem flui através do SMSC, depois para a torre, e a torre envia a mensagem para o seu telefone como um pequeno pacote de dados no canal de controle. Da mesma forma, quando você envia uma mensagem, seu telefone a envia para a torre no canal de controle e vai da torre para o SMSC e de lá para o seu destino.

O formato de dados real da mensagem inclui coisas como a duração da mensagem, um carimbo de hora, o número de telefone de destino, o formato, etc.

Quase toda a sua atividade on-line é possível graças à ajuda de protocolos - as regras e diretrizes especiais do software de rede que permitem que seu computador se conecte a redes em qualquer lugar para que você possa comprar, ler notícias, enviar e-mails e muito mais. (Seu endereço IP, que significa Internet Protocol, é apenas um dos muitos.)

Os protocolos são vitais para sua atividade de rede e, felizmente para você, você não precisa gerenciar, instalar ou até mesmo pensar sobre eles. Eles estão incorporados ao software de rede nos seus computadores. Graças a Deus por tecnologia avançada e gênios de TI!

Ainda assim, de vez em quando, você pode se deparar com um protocolo - como o seu endereço IP. Esse é o caso de um termo que afeta todos os e-mails que você já enviou em toda a sua vida - o Simple Mail Transfer Protocol, ou SMTP. Sem isso, seus e-mails não iriam a lugar nenhum.

O que é SMTP?

O SMTP faz parte da camada de aplicação do protocolo TCP / IP. Usando um processo chamado armazenar e encaminhar, o SMTP move seu email em e através de redes. Ele trabalha de perto com algo chamado Mail Transfer Agent (MTA) para enviar sua comunicação para o computador certo e para a caixa de entrada de e-mail.

O SMTP soletra e indica como o seu email é movido do MTA do seu computador para um MTA em outro computador e até mesmo para vários computadores. Usando esse recurso armazenar e encaminhar mencionado anteriormente, a mensagem pode ser movida em etapas, do computador para o destino. Em cada etapa, o Simple Mail Transfer Protocol está fazendo seu trabalho. Para nossa sorte, tudo isso acontece nos bastidores, e não precisamos entender ou operar o SMTP.

SMTP no trabalho.

O SMTP fornece um conjunto de códigos que simplificam a comunicação de mensagens de e-mail entre servidores de e-mail (o computador de rede que lida com o e-mail que chega até você e sai). É um tipo de taquigrafia que permite que um servidor divida diferentes partes de uma mensagem em categorias que o outro servidor possa entender. Quando você envia uma mensagem, ela é transformada em sequências de texto separadas pelas palavras (ou números) de código que identificam a finalidade de cada seção.

O SMTP fornece esses códigos e o software do servidor de email foi desenvolvido para entender o que eles significam. Como cada mensagem viaja para o seu destino, às vezes passa por um número de computadores, bem como seus MTAs individuais. Quando isso acontece, é brevemente armazenado antes de passar para o próximo computador no caminho. Pense nisso como uma carta passando por diferentes mãos enquanto ela segue para a caixa de correio certa.

Nada extravagante sobre isso.

O SMTP é capaz de transferir apenas texto - não é capaz de lidar com fontes, gráficos, anexos, etc. - talvez por isso seja chamado de simples. Felizmente, Multipurpose Internet Mail Extensions foram criados para dar uma mão. MIME codifica todo o conteúdo não textual em texto simples. Nesse formato transformado, o SMTP é coagido a transferir os dados.

SMTP às vezes significa parar.

A maioria de nós não sabe disso, mas nossos provedores de serviços de Internet normalmente têm um limite para o número de e-mails que podemos enviar durante um determinado período de tempo. Na maioria das vezes, é limitado a um número definido por hora ou por dia.

Cada ISP depende do seu SMTP para determinar (e governar) o email que pode ser enviado por uma conexão. (Afinal, trata-se de um protocolo.) Para algumas pessoas que trabalham em casa ou gerenciam grandes listas de e-mail, isso pode ser um problema. Depois que eles atingirem seu limite, o ISP simplesmente parará de enviar e-mails. Se eles acham que você é um spammer, eles podem até mesmo encerrar sua conta.

Esse limite de email varia de acordo com o ISP. Por exemplo, o cliente típico da Comcast Cable Internet está limitado a 1.000 e-mails por dia. (Seus clientes corporativos têm um limite de 24.000 e-mails diariamente.) A Verizon e a AT & T fazem isso de maneira diferente. Eles colocam um limite de 100 no número de destinatários que você pode ter em um email enviado.