Tecnologias

​CorelDRAW

Design

​CorelDRAW

​CorelDRAW

CorelDRAW é o nome de um programa de software gráfico vetorial da Corel que data da década de 1980 e também o nome de uma suíte gráfica que inclui o CorelDRAW. Várias versões do pacote do CorelDRAW estão disponíveis para usuários domésticos e profissionais. Uma breve nota sobre o histórico do CorelDRAW no site da Corel explica a evolução do produto.

O que é o CorelDRAW?

Embora o produto seja escrito de maneira informal e seja capitalizado de várias maneiras, incluindo o Corel Draw e o CorelDraw, a Corel define o produto como CorelDRAW.

O usuário moderno de um conjunto de programas CorelDRAW pode escolher entre várias versões, incluindo uma desenvolvida para usuários domésticos e estudantes, uma para designers gráficos profissionais e outra voltada para ilustração técnica. Dentro do conjunto de programas estão ferramentas para organizar coleções de imagens e capturar capturas de tela. O pacote técnico também inclui ferramentas adicionais para fazer desenhos técnicos de precisão. As versões do pacote contêm uma ferramenta essencial para criar e editar gráficos vetoriais, que também é conhecido como CorelDRAW.

Separadamente, a Corel também oferece uma ferramenta de design assistida por computador bidimensional e tridimensional conhecida como CorelCAD.

CorelDRAW e gráficos vetoriais

Quando o CorelDRAW foi lançado no final dos anos 80, estava entre as primeiras ferramentas a oferecer recursos de edição de gráficos vetoriais de cores em um computador de mesa. Gráficos vetoriais referem-se a ilustrações criadas como relações entre pontos, linhas e curvas.

Outros programas gráficos criam imagens pixel a pixel, especificando a localização e a cor da imagem, ponto por ponto. Esses designs são conhecidos como gráficos de varredura e são mais fáceis para alguns usuários criarem e visualizarem. Eles são comumente usados on-line e para impressão, mas muitas vezes não são dimensionados como gráficos vetoriais.

Os gráficos vetoriais têm a vantagem de serem fáceis de expandir ou encolher, sem perda de qualidade, porque o comprimento das linhas e curvas e o posicionamento dos pontos podem ser dimensionados proporcionalmente de acordo com uma grade. Os gráficos vetoriais também podem ocupar tamanhos de arquivo menores no disco do que gráficos raster. Eles são frequentemente preferidos por designers gráficos. Outras ferramentas, incluindo o Adobe Illustrator e a ferramenta gratuita e de código aberto Inkscape, podem criar e editar gráficos vetoriais em vários formatos.

O formato vetorial de gráficos escalonáveis, ou SVG, geralmente usado na Web, é um formato comum. Ele é projetado para armazenar gráficos em arquivos legíveis e editáveis por humanos.

Evolução do CorelDRAW

Ao longo dos anos, o núcleo do programa CorelDRAW foi expandido para incluir recursos adicionais. Ele adicionou suporte para mesclar gráficos e texto, trabalhando com várias páginas, usando sistemas de fontes modernos e outros recursos de edição aprimorados. Ele também expandiu seu conjunto de recursos para converter imagens raster em gráficos vetoriais.